6° Ano - África

Os Soninké

 Os Soninkés foi um dos primeiros impérios africanos que se formaram ao sul do Saara , na região que hoje corresponde a partes do Mali. Inicialmente, viviam ali aldeias da etinica Soninké, que praticavam a agricultura e criação de animais. Para se organizar contra os ataques de grupos vizinhos, que lhes roubavam animais e colheitas, essas aldeias foram se unindo e deram origem ao reino.
 No império de cana, havia farta extração de ouro. Por essa razão, o lugar ficou conhecido pelos viajantes como a “Terra do ouro”. O metal precioso era trocado por sal e outros produtos do norte do Saara.
  Além da produção agrícola, da pecuária e da extração do ouro, outra importante atividade era o comercio. Quando os berberes terminavam a travessia do Saara, eram obrigados a parar em Gana, porque seus camelos não conseguiam se adaptar longe do deserto.
  O império de Gana era governado por imperadores chamados ganas ou caia-magas. A sociedade era estratificada, composta por nobres (os soninkés sem posses, que cultivavam as terras pertencentes ao reino ou aos nobres) e ESCRAVOS.
  Todos os Soninké pagavam impostos ao caia-maga. As tribos que compunham ao império forneciam soldados, servidores para a corte e lavradoras para os campos reais. Os soldados se ocupavam da proteção do reino, impedindo invasões e saques dos reinos e tribos vizinhas.


                  


Nº 24,19
A África em nós


A África é o maior continente do mundo em área territorial. Seu território, com aproximadamente 30 milhões de KM2, é cerca de 3 vezes maior  que o Brasil.
É na África ,ainda,que encontramos um dos maiores rios do mundo:nilo, congo, níger.
Em muitos grupos Étnicos da África, há uma forte ligação entre os indivíduos e seus ancestrais. Com o tempo, os fundadores de algumas comunidades passaram a ser reverenciados e considerados possuidores de poderes divinos. É o caso do Xangô.
Além dos vestígios arqueológicos, um outro material  riquíssimo  tem sido utilizado pelos pesquisadores que  estudam o  passado da áfrica: o testemunho oral, transmitido de várias gerações.
 Fosseis encontrados na áfrica  reforçam a hipótese de que os seres humanos surgiram nas regiões leste  e central desse continente.
Como todo grupo humano, cada sociedade africana criou suas próprias soluções para questões universais: a sobrevivência, o entendimento do mundo, as relações com as demais comunidades, o culto a suas divindades.
Da mesma forma que não podemos considerar os índios do Brasil como um  único grupo, não podemos falar dos povos africanos sem reconhecer que há uma grande diversidade entre eles.
Os diversos povos africanos sempre mantiveram contatos entre si e com grupos de outros continentes. Como acontece em todos os encontros entre culturas, esse contato resultou em troca de experiência: aprenderam o que povos desenvolveram e lhes ensinaram o que praticavam.


Polyana nº 31
Renan nº32
Valentine nº 35


Fernando nº 12
Fernanda n º 11
Felipe A. nº9


Fósseis encontrados na África reforçam a hipótese de que os seres humanos surgiram nas regiões leste e central desse continente. Num longo processo ,esses  indivíduos se multiplicaram,formaram grupos  e se espalharam pelo continente africano e pelo planeta.
É importante descatar que o san se transformou ao longo do tempo. Em contatos com outras sociedades, alguns se tornaram conquistadores, enquanto outros foram conquistados; alguns mantiveram suas religiões tradicionais, outros adotaram novas religiões. Mesmos os povos que preservaram praticas milenares ( como os Khois e os berberes ) também incorporaram, com o passar do tempo, novos hábitos  relacionados  as suas experiências de vida.
Como todo grupo humano ,cada sociedade africana  criou suas próprias soluções  para questões  universais: a sobrevivência,o entendimento do mundo,as relações  com as demais comunidades,o culto a suas divindades,etc.As respostas que encontraram para essas questões são diferentes,mas todas são válidas e nenhum pode ser considerada ´´certa´´ ou ´´errada´´.
Da mesma forma que não podemos considerar  os índios do Brasil como um único grupo,não podemos falar dos povos africanos sem reconhecer que há um grande diversidade entre eles.



Matheus. O   nº 29.     
Banto                                                                                                                      
Trabalho de História
 Há milhares de anos, a etnia banto vivia na região entre o rio Níger e o lago Chade em uma área que hoje pertence a  Nigéria e a Camarões.    
Os primeiros grupos bantos eram agricultores, caçadores e tinham a técnica da metalurgia.
Por isso seus instrumentos de trabalho e suas armas feitas de ferro eram mais eficientes que as dos povos vizinhos que não conheciam a mesma tecnologia.
Essa superioridade técnica os grupos bantos foram se expandindo e dominando os habitantes das regiões onde chegavam.
O processo espalharam se por grande parte da África e deram origem a diversas sociedades.
Grupos bantos fixados ao sul do rio Congo criaram aldeias que quando agrupados  eram origem a tribos.
Estes povos têm uma longa história, á vários milhares, talvez dezenas de milhares de anos, mas neste momento existem apenas pequenas populações, principalmente no deserto do Kalahari, na Namíbia.


Os bantos eram povos agricultores eles cultivavam feijão, melancia, jiló etc.



Os soninkés
Soninké são pessoas Mandinka da África Central Sahel estabelecidos principalmente em Mali  ao longo da fronteira da Mauritânia entre Nara e  Nioro du Sahel , bem como Senegal e Mauritânia
Um dos primeiros impérios africanos que se formaram ao sul do Saara foi o de Gana, na região que hoje corresponde a partes do Mali, da Mauritânia e do Senegal. Inicialmente , viviam ali aldeias da etnia Soninké, que praticavam agricultura e criação de animais. A partir do século IV, para se organizar contra os ataques de grupos vizinhos, que lhes roubavam animais e colheitas, essas aldeias foram se unindo e deram origem a um reino. Mais tarde, ao incorporar outros grupos, os Soninké criaram um império.
No império de Gana, havia farta extração de ouro. Por essa razão, o lugar ficou conhecido pelos viajantes como a ‘’TERRA DO OURO’’. O metal precioso era trocado por sal e outros produtos do norte do Saara, trazidos pelos berberes.
Quando os berberes, vindo do norte, terminaram a travessia do Saara, eram obrigados a parar em Gana, porque seus camelos não conseguiam se adaptar longe do deserto.
Todos os Soninké pagavam impostos ao Caia-magas . A sociedade era estratificada, composta por nobres(descendentes dos lideres das tribos sonikés que formaram o reino),homens livres (os Soniké que tinham seus próprios campos , criavam animais e extraiam o ouro), servos (os Soniké sem posses, que cultivavam as terras pertencentes ao rei ou aos nobres) e escravos (estrangeiros capturados em conflitos, que trabalhavam em terras da nobreza).
Kemili nº20
Larissa nº21
Laura nº22
Trabalho de Informática e História



Os berberes






Gabriel nº 14
Guilherme nº15





Berberes:
Desde o século V a.C, eles vivem espalhados pelo norte da África. Ao atravessar o Saara com suas caravanas, ligaram as populações que viviam ao norte e ao sul do deserto.
O Saara ocupa uma grande faixa ao norte do continente africano. São mais de nove milhões de quilômetros quadrados (uma área maior do que o Brasil), onde predominam areia e pedras.
Nomeio do deserto, existem Oasis, locais com água e árvores, como palmeiras e tamareiras. Mas a distancia entre eles e muito grande, sendo às vezes necessário dias para ir de um ao outro.
Enormes caravanas, algumas com até mil camelos, viajavam cerca de três meses pelo deserto. Para as grandes cidades ao sul do Saara, levavam sal e cobre, que eram trocados por ouro e noz-de-cola.Estes, por sua vez, eram levados para o norte da África e oferecidos á população local em troca de sal,cobre e outros artigos.Vale lembrar que o sal é essencial.
Os berberes passaram a revender,  do sul para o norte : escravos,plumas de aves,esmeraldas,animais selvagens. E do norte para o sul: vinhos, objetos em cerâmica e vidro, tecidos, metais.
Contudo, graças a grupos como os berberes, ocorreu o intercambio de bens, crenças, costumes e idéias entre esses povos.
Uma das antigas tribos berberes chamava-se Afrig. Acredita-se que, por causa dela, os antigos romanos, por volta do século I...


                 Trabalho de História 

              Nome dos Alunos: Caio n°5,Denner n°6 e Allan n°1
                                           Sobre os Khoi
Povos comuns da África os Khoi e alguns deles se organizaram em torno de  caçadores,coletores,pescadores, e são localizados no sudoeste da África,mas hoje em dia existem muitos poucos desses povos.
Outros grupos sobreviveram da  agricultura,o comércio ,a mineração e a fusão de metais.Vivendo no inicio em aldeias e vilas isoladas ,mais tarde em reinos e impérios.Os Khoi viveram de 500 a.c até hoje.
O deus supremo dos Khoi é Gamab, deus do céu e do destino. Do céu, ele atira flechas contra os mortais, tirando-lhes a vida.
Os khoi atuais são descendentes de povos caçadores que habitavam toda a África Austral e desapareceram com a chegada dos bantos a esta região, há 2000 anos. Não é correto afirmar que os bantos tenham matado os khoi, uma vez que algumas das suas características linguísticas e físicas foram iguais à vários grupos bantos.
É mais provável que a redução do seu território de caça,  tivesse sido uma causa para a redução do seu número e da sua área de vida.
Os khoi e também os San foram um dos primeiros grupos da terra e depois se juntaram formando os KhoiSan ou SanKhoi.



                 Trabalho de História

Luisa Silveira Ferres-nº25
Luma de M. Parpinelli -nº27
Maria Eduarda N. de Souza-nº28
6º ano

A etnia Banta vivia na região entre o rio Níger e o lago Chade. Os primeiros grupos Bantos eram agricultores, caçadores e dominavam a técnica da metalurgia. Por isso seus instrumentos de trabalho e suas armas, feitas de ferro, que eram mais eficientes que as dos outros povos. Essa cultura dos Bantos com o tempo se expandiu e com o tempo dominou boa parte da África, o que deu origem a várias sociedades africanas. Esses grupos Bantos fixados a sul do rio Congo desenvolveram aldeias, quando juntas deram origem a tribos. Por volta do século XIV essas tribos se uniram sob uma única liderança chamada manicongo, formando o reino do Congo.
No interior de cada uma delas, um chefe distribuía as tarefas entre os moradores e cobrava os impostos que eram repassados ao manicongo. Os moradores acreditavam que o manicongo tinha poderes sagrados, mágicos, estraordinários.
Em períodos de seca, ou má colheita parte desses impostos cobrados pelo manicongo, eram usados para sustentar sua guarda permanente e demonstrar seu poder pro meio da ostentação.
O sal e o zimbo eram usadas como moedas nas translações comerciais.
Quem não pertencia a nobreza vivia de maneira modesta. Andavam descalço e se vestiam com panos simples







2 comentários: