quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

26 de janeiro de 1654 ASSINADO ACORDO DE PAZ PARA OS HOLANDESES DEIXAREM O BRASIL

No dia 26 de janeiro de 1654 foi assinado a rendição dos holandeses, que tiveram que deixar o nordeste brasileiro. Em 1624, os holandeses, cientes da vulnerabilidade portuguesa na região, decidiram atacar Salvador, então capital da colonia. De início, o ataque deu certo, mas pouco depois depois Portugal conseguiu expulsar os invasores. Em 1630, os holandeses voltaram a atacar Brasil pelo litoral de Pernambuco. Desde vez, contudo, a invasão foi bem sucedida.
Mais tarde, a Holanda enviou o príncipe Maurício de Nassau para governar as novas terras e formar a colônia holandesa. Após quase 15 anos de dominação, um movimento para lutar pela saída dos holandeses teve início com a Insurreição Pernambucana, em 1645. O motivo da revolta foram os altos impostos cobrados pelos holandeses.

Fim da colônia

Por um decreto da coroa portuguesa em 1649, é fundada a Companhia Geral do Comércio do Brasil para apoio da insurreição em curso desde 1645 em Pernambuco. Em virtude da Primeira Guerra Anglo-Neerlandesa, a República Neerlandesa não pôde auxiliar os neerlandeses no Brasil e em 1654 a colônia é finalmente reconquistada pelos portugueses. A soberania portuguesa não foi reconhecida e em maio de 1654, após o tratado de paz com a Inglaterra ter sido assinado, a República Neerlandesa exige a devolução da colônia. Sob ameaça da frota marinha neerlandesaPortugal cede à exigência da República Holandesa. Em 1656 eclodiu uma guerra entre a República Neerlandesa e Portugal, que resultou no bloqueio da costa oeste portuguesa em 1657 (quando a frota da prata vinda do Brasil foi conquistada) e em 1658 e na expulsão dos portugueses de Ceilão e da Índia. Em 6 de agosto de 1661 foi então, assinado um acordo de paz em Haia, a Paz de Haia. Portugal paga à República Neerlandesa o equivalente a 63 toneladas de ouro como forma de compensação pela perda da colônia. Esta quantia foi paga anualmente por Portugal em parcelas ao longo de quatro décadas e sob ameaça de invasão de Lisboa e da região Nordeste do Brasil. Ademais, Portugal cedeu o Ceilão (atual Sri Lanka) e as ilhas Molucas à República Neerlandesa e ainda concedeu privilégios sobre o comércio açucareiro ao país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário