terça-feira, 4 de outubro de 2011

ÁFRICA


ÁFRICA!!


O continente africano é amplamente conhecido pelas suas belezas naturais, principalmente quando se refere à grandiosa vida selvagem. Porém, o que encontramos de imenso neste continente é uma enorme diversidade física e sócio-econômica, pois existe neste espaço desde extensos vales férteis, aonde a vida parece não ter fim, até desertos gigantes, como é o caso do Saara, o maior do mundo. O contraste da pobreza e riqueza também é muito visível por toda sua extensão continental, sendo caracterizado principalmente pelas péssimas condições de vida em muitos países. O termo “berço da humanidade” é dado em razão da África abrigar uma das civilizações mais antigas e intrigantes do globo, os egípcios, que formaram um poderoso “império” a 4 mil anos atrás. Portanto, toda essa riqueza cultural e natural existente no continente,torna a África um espaço muito particular

A África é um continente de grande diversidade cultural que se vê fortemente ligada à cultura brasileira. Os africanos prezam muito a moral e acreditam até que esta é bem semelhante à religião. Acreditam também que o homem precisa respeitar a natureza, a vida e os outros homens para que não sejam punidos pelos espíritos com secas, enchentes, doenças, pestes, morte etc. Não utilizavam textos e nem imagens para se basearem, mas fazem seus ritos a partir do conhecimento repassado através de gerações antigas.
Seus ritos são realizados em locais determinados com orações comunitárias, danças e cantos que podem ser divididos em: momentos importantes da vida, integração dos seres vivos e para a passagem da vida para a morte.


Sua influência na formação do povo brasileiro é vista até os dias atuais. Apesar do primeiro contato africano com os brasileiros não ter sido satisfatório, esses transmitiram vários costumes como:
- A capoeira, que foi criada logo após a chegada ao Brasil na época da escravização como luta defensiva, já que não tinham acesso a armas de fogo;
- O candomblé, que também marca sua presença no Brasil, principalmente no território baiano onde os escravos antigamente eram desembarcados;
- A culinária recebeu grandes novidades africanas, como o leite de coco, óleo de palmeira, azeite de dendê.
http://www.brasilescola.com/cultura/cultura-africana.htmV
Vivem na África mais de 800 milhões de habitantes. A maior parte da população é negra, mas existem também brancos amarelos e pardos. Essas pessoas estão reunidas em mais de oitocentos grupos étnicos, que vivem em 54 países. Ou seja, em cada país africano vive mais de um grupo étnico.
Diversidade natural africana:
O deserto do Saara é uma paisagem típica da África.


Essa imagem explica que é umas das danças Africanas

Essa imagem explica que os Africanos tem o hábito de fazer fogo com gravetos

Crianças Africanas passam fome ao dia a dia

O deserto do Saara é uma paisagem típica da África.
 As estepes são áreas de vegetação rasteira próximas dos desertos.


 Aas savanas ocupam ares
entre a floresta e o deserto.

 Os pântanos são áreas de vegetação densa que ocupa terrenos inundados.


Africana muçulmana do Egito.
Africana muçulmana do Mali.

Africana urbana da áfrica do sul.
Africano do Egito.

                           




Ao longo do tempo, os grupos africanos vêm se relacionando entre si, com o meio em que vivem e com outros povos, construindo suas próprias trajetórias e histórias. Por isso, há tanta diversidade humana e cultural na África.




ALUNAS :
6° ano
Beatriz Arruda-5
Gabriela Ferreira -13
Julia Soares-25
Larissa Panelli-27

Nenhum comentário:

Postar um comentário