terça-feira, 4 de outubro de 2011

Revolução Cubana

A Revolução Cubana foi um momento   importante da segunda metade do século XX. No entanto, instituiu uma das ditaduras mais longas da história dirigida pelo mesmo homem: Fidel Castro. Não se pode negar que para o povo cubano representou vários avanços, mas igualmente, conduziu a problemas de várias ordens.
 
Che Guevara ao lado de Fidel Castro.


Fidel Castro decide que a única maneira de enfrentar Fugencio Batista que na época era um ditador que governou Cuba na década de 30, seria através da força das armas. Fidel Castro e seus seguidores organizaram um ataque ao um quartel isolado do exército cubano, chamado de quartel de moncada, a idéia era roubar as armas dos soldados cubanos e usá-las em uma futura revolta, mas o ataque foi um fiasco, os que não morreram foram presos e Fidel Castro e seu irmão foram presos também.
 
Guerrilha Sierra Maestra
 
Fidel Castro e seus camaradas adquirem um iate chamado Gramina e vão com ele de volta a Cuba , a idéia é começar um movimento guerrilheiro contra o governo de Fugencio Batista , o problema é que o iate afunda bem próximo de Cuba e com isso uma patrulha do exercito os encontra e metade morrem . Os sobreviventes Che Guevara ,Fidel Castro fogem.
 Socialismo Baía dos Porcos
 
Cuba se aproxima com a União Soviética ,para desespero dos Estados Unidos , o governo Fidel começa a tomar medidas que encaminham na direção do socialismo,então John Kennedy presidente do governo norte americano decide derrubar Fidel Castro . A CIA pretende iniciar uma guerrilha contra Fidel Castro, leva então os refugiados de volta pra Cuba que estavam nos Estados Unidos ,  essa tentativa que foi um fracasso ficou conhecida como Baía dos Porcos .
 
Na praia da Baía dos Porcos com o destroços dos cubanos Fidel Castro se aproveita da situação , entre os destroços Fidel Castro anuncia em um Caminhão  de radio transmição e da a noticia para o mundo de que Cuba agora é do membro de um bloco Socialista .
 
Alunas:
Luana Mazzo 22
Bruna Berbare 06

Nenhum comentário:

Postar um comentário