segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Africa - Os soninkés e o Império de Gana

Os soninkés e o Império de Gana
Os soninkés habitavam a região ao sul do deserto do Saara. Este povo estava organizado em tribos que constituíam um grande império. Este império era comandado por reis conhecidos como caia-maga.Viviam da criação de animais, da agricultura e da pesca. Habitavam uma região com grandes reservas de ouro. Extraíam o ouro para trocar por outros produtos com os povos do deserto (bérberes). A região de Gana, tornou-se com o tempo, uma área de intenso comércio.Os habitantes do império deviam pagar impostos para a nobreza, que era formada pelo caia-maga, seus parentes e amigos. Um exército poderoso fazia a proteção das terras e do comércio que era praticado na região. Além de pagar impostos, as aldeias deviam contribuir com soldados e lavradores, que trabalhavam nas terras da nobreza.
Soninke (chamado também Sarakole, Seraculeh, ou 'Serahuli, e quem incluem subgrupos tais como Maraka e Wangara) é a Mandé povos que descem do Bafour e são relacionados pròxima ao Imraguen de Mauritânia. Eram os founders do antigo império de Ghana c. 750-1240 CE).
Após o contato com os comerciantes muçulmanos de Almoravid do norte ao redor 106Soninke (chamado também Sarakole, Seraculeh, ou 'Serahuli, e quem incluem subgrupos tais como Maraka e Wangara) é a Mandé povos que descem do Bafour e são relacionados pròxima ao Imraguen de Mauritânia. Eram os founders do antigo império de Ghana c. 750-1240 CE).
Após o contato com os comerciantes muçulmanos de Almoravid do norte ao redor 1066, os nobres de Soninke de neighboring Takrur Islam embraced, sendo entre os grupos étnicos sub-Saharan os mais adiantados para seguir os ensinos de Muhammad. O império de Ghana dispersado, tendo por resultado um diaspora que encontre hoje Soninkes dentro Mali, Senegal, Mauritânia, Gambia, e Guiné-Bissau. Entre este diaspora eram os comerciantes famosos sabidos como Wangara.
Hoje o número de Soninke em torno de 1 milhão. Falam Língua de Soninke, a Língua do Mande.
6, os nobres de Soninke de neighboring Takrur Islam embraced, sendo entre os grupos étnicos sub-Saharan os mais adiantados para seguir os ensinos de Muhammad. O império de Ghana dispersado, tendo por resultado um diaspora que encontre hoje Soninkes dentro Mali, Senegal, Mauritânia, Gambia, e Guiné-Bissau.
                                                 Endereço

                                 Manadou dibaté au election miss soniké France
Nº 21
Nº 41
Nº 42

4 comentários: