sábado, 24 de setembro de 2011

Martin Luther King Jr.

Martin Luther King Jr. Nascido em 15 de janeiro de 1929 em Atlanta e morto em 4 de abril de 1968 em Memphis, foi, além de um herói norte-americano, um pastor protestante e ativista político que lutou pelos direitos civis e principalmente contra o racismo. O primeiro incidente ocorrido que tornou sua figura um sinônimo da luta por direitos civis foi em 1955, quando uma mulher negra se recusou a ceder seu lugar num ônibus a uma mulher branca, o que a levou à prisão e ao começo do boicote aos ônibus de Montgomery, o qual durou um ano. King foi ameaçado, preso, e teve sua casa atacada. A suprema corte, porém, proibiu a discriminação racial em transporte público, encerrando o boicote.
King ajudou na fundação da CLCS (Conferência de Liderança Cristã do Sul), a qual organizaria o ativismo em relação aos direitos civis, e King manteve-se à sua frente até a morte. Graças a ele, o racismo e os direitos civis são um dos assuntos mais discutidos nos Estados Unidos.
Luther King também organizou, liderando, marchas pelo fim da segregação e das discriminações, e por direitos civis básicos como o de voto, os quais a maior parte foi agregada a leis como a de Direitos Civis e a de Direitos Eleitorais.
Fazendo um discurso que ficou muito famoso, “Eu tenho um sonho”:“Meu país, doce terra de liberdade, eu te canto.    Terra onde meus pais morreram, terra do orgulho dos peregrinos,  De qualquer lado da montanha, ouço o sino da liberdade! E se a América é uma grande nação, isto tem que se torn verdadeiro.    E assim ouvirei o sino da liberdade no extraordinário topo da montanha de NewHampshire.                  Ouvirei o sino da liberdade nas poderosas montanhas poderosas de Nova York.         Ouvirei o sino da liberdade nos engrandecidos Alleghenies da Pennsylvania.  Ouvirei o sino da liberdade nas montanhas cobertas de neve Rockies do Colorado.   Ouvirei o sino da liberdade nas ladeiras curvas da Califórnia.    Mas não é só isso. Ouvirei o sino da liberdade na Montanha de Pedra da Geórgia.            Ouvirei o sino da liberdade na Montanha de Vigilância do Tennessee.      Ouvirei o sino da liberdade em todas as colinas do Mississipi.      Em todas as montanhas, ouviu o sino da liberdade.”
Fonte: http://www.tipografiavirtual.blog.br/artigo.asp?id=197&pl=i-have-dream-ou-eu-tenho-um-sonho-de-martin-luther-king


Gustavo nº11
Luís Filipe nº17
Pietra nº21
Ronaldo nº23
Beatriz nº32

Nenhum comentário:

Postar um comentário