sábado, 24 de setembro de 2011

Antes e depois. Quais foram as mudanças do Renascimento Cultural?

O renascimento cultural foi resultado de uma série de mudanças que marcaram a transição do mundo medieval para o mundo moderno. As obras de diferentes artistas e escritores criavam uma nova concepção sobre o homem e o mundo.
Idade Média                                         Renascimento
Na Idade Média o homem acreditava que a terra era o centro do universo e para eles Deus era o centro das preocupações; já o homem ficava de fora.
No Renascimento eles já acreditavam no heliocentrismo, os planetas orbitam em torno do sol, e surgiu o humanismo, em que o homem era o mais importante; porém Deus não ficava de fora.
Com a idéia renascentista de “dignidade do homem”, ou seja, o homem está superior à Natureza, o Humanismo coloca o homem no centro do universo.
Já as obras do renascimento e a arquitetura mudaram. Foram inspiradas nas Greco-Romanas, tendo como principais características:
-Cúpulas (arquitetura);
-Simetria (arquitetura);
-Pilares (arquitetura);
-Riqueza de detalhes (obras);
-Profundidade (obras);
-Gostavam de retratar pessoas e seus sentimentos (obras).

Antes do renascimento, quando acontecia algo incomum, achavam que Deus queria ou não queria que tal coisa acontecesse. Mas, com o renascimento isso mudou. Eles davam ao ser humano a capacidade de fazer as coisas acontecerem. Eles sabiam que Deus nada tinha a ver com isso.
Na Idade Média, eles achavam que o ser humano não mudava, ficava estagnado, sem melhorar ou piorar sua vida. Porém, depois do renascimento eles tinham a certeza de que não era assim. Um bom exemplo disso era o Burguês. O Burguês nasceu pobre e servo, mas foi conquistando dinheiro até que ficou rico. Se o Burguês podia mudar por que eles não poderiam?
E se eles podiam mudar, por que o mundo não? O mundo também tem seus movimentos.
Carolina Aires Marangoni n°3
Isabela Aires Marangoni n°11
Mariana Aires Marangoni n°16
Professor Marcos.
7° ano A – Afonso Pena ANGLO.

3 comentários:

  1. Maravilhoso ! Gostei muito. Depois de pesquisar vários escritos sobre as principais mudanças no pensamento humano que marcaram o renascimento, encontrei este que de forma resumida e clara ajudou no meu trabalho escolar.

    ResponderExcluir