sábado, 24 de setembro de 2011

PRECONCEITO RACIAL NOS EUA

Porque ainda não somos uma democracia racial ?
  Até onde vai o seu preconceito ?
 
Racismo é o jeito de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência de diferentes  raças humanas e superiores umas às outras. Realaciona – se as características físicas hereditárias a traços de caráter e inteligência, e também manifestações culturais.
 
A crença da existência de raças humanas superiores e inferiores, foi muitas vezes utilizada para justificar a escravidão, o  poder de determinados povos sobre outros, e os assassinatos por diferenças étnicas que ocorreram durante toda a história da humanidade e ao complexo de inferioridade, e como consequencia,  fizeram com que muitos povos se sentissem inferiores aos europeus.
 
Será que existe a cor ideal pra ser feliz ?
Uma serie de marchas e ações civis nos EUA, lideradas por Martin Luther King, foram inspirações da luta contra o preconceito racial, e a favor da igualdade de direitos entre brancos e negros. Em 1964 a Lei dos Direitos Civis foi aprovada e proibiu a segregação racial em lugares publicos, graças às margens e açoes civis.
Além de tudo isso, muitos negros foram linchados e queimados vivos sem julgamento algum, sem que os autores destes assassinatos tivessem punição, principalmente pelos membros de uma organização,  Ku Klux Klan (KKK). Essa organização defendia a “supremacia branca”. A KKK ainda existe naquele país, alegadamente para defender a liberdade de expressão e de expressar o poder dos brancos daquele grupo social. A organização surgiu como uma reação da abolição dos escravos nos EUA e à revanche praticado pelos ex-escravos,que se aliaram aos nortistas (yankees) após a Guerra de Secessão. Muitos filmes pró sulistas que denunciavam esse revanchismo, deram origem a KKK, como E o Vento Levou, Santa Fe Trail, The Undefeated, O Nascimento de uma Nação e Jezebel.
 
Atualmente, essa organização , ainda existente, sofre perseguição. O racismo e a xenofobia, embora fenômenos distintos, muitas vezes podem ser considerados paralelos e de mesma raiz, isto é,  acontecem quando um determinado grupo social começam a guerrear por outros motivos torpes. Esta antipatia, acaba gerando um movimento em que, o grupo mais poderoso e homogêneo hostiliza o grupo mais fraco, pois o segundo, não aceita seguir as mesmas regras e princípios ditados pelo primeiro. Com a justificativa da diferença física, muitas vezes, acaba se tornando a base do comportamento racista.
 
Leis, têm sido feitas em diversos países com a intenção de punir racismo contra os negros. Elas existem mesmo com os cientistas da área de Biologia,  atualmente dizerem que não existem raças.
 
“Não ao preconceito !”
“Nascemos da mesma mistura então porque o preconceito ?”
“Racismo é burrice !”

žBruna        Nº 07
ž Isabela       14
ž  Isabelle    Nº 15
ž Júlia P.       Nº17

Nenhum comentário:

Postar um comentário