sábado, 24 de setembro de 2011

Revolução Cubana

Desde 1952 até 1959,cuba esteve sob a ditadura de Fulgencio Batista.O pais apesar de politicamente independente era controlado pelos Estados Unidos,que comprava a sua cana de açúcar.
O poder e a riqueza de cuba se concentrava nas mãos das elites nativas e nas empresas norte americanas estaladas no pais. Com isso a maioria da população passava fome e dificuldade,não tendo moradia adequada emprego fixo e boa qualidade de vida, e alem de tudo isso eram analfabeto e morriam de doenças comuns que já possuía cura.
Nesse cenário de pobreza surgiram os primeiros grupos de oposição,liderados por Fidel Castro Ruz quem também era advogado.
E seus companheiros sendo o de mais destaque o medico argentino Ernesto Guevara.Juntos e com a maioria da população eles tomaram a capital e o poder.
Foi implantado o governo comunista em cuba e imediatamente houve uma reforma agrária no país alem da redução de impostos nacionalização de usina e industrias.
Com isso o EUA se sentiu com medo de que o comunismo se espalhar então resolveu proibir qualquer pais capitalista ter relações comerciais com cuba que para se defender aceitou a ajuda da URSS que estava muito contente de ter uma porca do lado ‘rival do tabuleiro’.
Mesmo com a vida a populaçao cubana ter melhorado muito houve muita repressão aos opositores ainda mais com a queda da URSS cuba passou a enfrentar algumas dificuldades que existem ate hoje.


Gabriel Garcia
Lucas Giroto
Enrico
Murilo
Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário