sábado, 24 de setembro de 2011

Guerra do Vietnã

A guerra do Vietnã foi um conflito armado ocorrido no sudeste asiático entre 1959 e 30 de abril de 1975, e é considerado  o mais violento conflito corrido na  segunda metade do século XX.As batalhas ocorreram nos territórios  do Vietnã do Norte , Vietnã do Sul ,Laos  e Camboja.
Para entender melhor o conflito é preciso saber que Vietnã, Laos e Camboja foram marcados por uma longa sucessão de conflitos e guerras. Durante o período imperialista foi alvo da dominação política e econômica exercidas pelos franceses. No entanto, no ano 1939, um grupo político comunista liderado por Ho Chi Minh encabeçou uma luta contra a presença francesa na região.

Logo depois, durante a Segunda Guerra Mundial o Japão invadiu e dominou a região, com objetivo de combater os orientais, os vietnamitas, liderados por Ho Chi Minh (líder revolucionário), se reuniram e formaram a Liga Revolucionaria para a Independência do Vietnã (ligada ao partido comunista).
Passados conflitos da Segunda Guerra, que começaram em 1941, começou o processo da descolonização,  os vietnamitas tiveram de sofrer com as lutas travadas na Guerra da Indochina, entre tropas francesas e os guerrilheiros  do Viet Minh (Liga para a Independência do Vietnã),conflito a onde a França tentou retomar o controle da região.
Os franceses derrotados tiveram de aceitar a independência. Depois disso na Conferencia de Genebra, convocada para negociar a paz, reconheceu a independência da Camboja, Laos e Vietnã, esse ultimo divido em dois Vietnã do Sul, liderado por  Ngo Dinh-Diem,capitalista; e em Vietnã do Norte , liderado por  Ho Chi Minh, socialista. Essa divisão estaria valendo até as eleições para unificação do país, em 1956.
Em 1955, Ngo Diem liderou um golpe militar tornando-se ditador. Diem cancelou as eleições, proclamou a independência do sul, brigo com budistas, perseguiram nacionalistas e comunistas e seu governo foi marcado pela corrupção. Os americanos o apoiaram, porque estavam convencidos que os nacionalistas e comunistas de Ho Chi Minh ganhariam as eleições e isso não era bom,pois se os comunistas ganhassem, acabariam influenciando outras nações a segui-los, Teoria Do domínio.
Em 1959, vietcongues (guerrilheiros comunistas), com apoio de Ho Chi Minh e dos soviéticos, atacaram uma base norte-americana no Vietnã do Sul. Este fato deu início a guerra. Entre 1959 e 1964, o conflito restringiu-se apenas ao Vietnã do Norte e do Sul, embora Estados Unidos e também a União Soviética prestassem apoio indireto.

Em 1964 os Estados Unidos resolveram entrar diretamente no conflito, enviando soldados, armamentos, dinheiro e conselheiros de guerra. Isso faz com que surgissem movimentos de oposição como: Frente Nacional de Libertação (apoiados pelo Vietnã do Norte) juntamente com o seu exército Vietcong.
Apoiados pelos americanos e suas armas poderosas os sul-vietnamitas atacaram por 10 anos o norte. Porém, depois que algumas embarcações americanas foram bombardeadas no Golfo de Tonquim, o presidente Lindon B. Johnson ordenou bombardeios de represália contra o Vietnã do Norte.

Em 1968, as tropas do norte e os vietcongs fizeram a chamada Ofensiva do Tet, ocupando inclusive a embaixada americana em Saigon. Isso fez com que os americanos sofressem sérias derrotas, os soldados norte-americanos sofreram num território marcado por florestas tropicais fechadas e grande quantidade de chuvas já que não conhecia muito bem o território.
A guerra ainda estava acontecendo e os americanos não estava muito felizes, varias manifestações foram realizadas contra a participação dos Estados Unidos na guerra Jovens, grupos pacifistas e a população em geral iam para as ruas pedir a saída dos Estados Unidos do conflito e o retorno imediato das tropas. Em 1972, durante o governo do presidente Nixon, os EUA bombardearam a região de Laos e Camboja utilizando, inclusive, armas químicas, mas não adiantou, pois os guerrilheiros continuavam lutando.
No final da década de 1960, era claro o fracasso da intervenção norte-americana, mesmo com tecnologia avançada, não conseguiam vencer a experiência dos vietcongues. Os americanos se retiraram do conflito em 1973; porém, a guerra só foi encerrada de fato em 30/04/1975, pois ainda havia alguns conflitos contra o norte.
Vietnã foi reunificado sob governo socialista, tornando-se oficialmente, em 1976 a Republica Socialista Do Vietnã.

Conclusões
A guerra entre Vietnã do Sul contra Vietnã do Norte nada mais foi do que o combate entre o capitalismo, Estados Unidos, e o socialismo, União Soviética. Essa foi o conflito mais violento e sangrento da segunda metade do século XX.
A guerra teve fim com a derrota do Vietnã do Sul e dos Estados Unidos, que mesmo com armamentos modernos, armas químicas, armas de ultimas geração não foram necessários para ganhar dos Vietnã do norte, que usaram táticas de guerrilha e conheciam bem o territórios, os Vietnãs se unificaram formando a Republica Socialista Do Vietnã.

Conseqüências da Guerra
Durante todo o desenrolar da guerra, os meios de comunicação do mundo inteiro divulgaram a violência e intensidade do conflito, além de falarem sobre o mau desempenho dos americanos, que investiram bilhões. Foi nesta guerra que os helicópteros foram usados pela primeira vez.
Como em toda guerra, não existem vencedores, somente vítimas. Calcula-se que milhões de pessoas (civis e militares) morreram.
Nomes:


Alexandre n°: 01
Eduardo n°: 06
Ighor: 13
  Willian n°: 28
  Sergio n°: 30
  Lucas n°: 32

Nenhum comentário:

Postar um comentário