segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Iorubá

O iorubá ou ioruba  é um idioma da família linguística nigero-congolesa, e é falado ao sul do Saara, na África, dentro de um contínuo cultural-linguístico, por 22 milhões a 30 milhões de falantes.
No continente americano, o iorubá também é falado, sobretudo em ritos religiosos, como os ritos afro-brasileiros, onde é chamado de nagô, e os ritos afro-cubanos de Cuba (e em menor escala, em certas partes dos Estados Unidos entre pessoas de origem cubana), onde é conhecido também por lucumí.
Ortografia iorubá
A
B
D
E
F
GGb
H
I
J
K
L
M
N
O
P
R
S
Ş
T
U
W
Y
a
b
d
e
f
ggb
h
i
j
k
l
m
n
o
p
r
s
ş
t
u
w
y

As letras c, q, v, x, z não são usadas.
Letras que se utiliza o ponto embaixo: Ọ, Ẹ e Ş
  • Ş com ponto embaixo tem o som de X ou CH
  • Ọ e Ẹ com ponto embaixo tem som aberto
As vogais são sete: A, E, Ẹ, I, O, Ọ, U, quando seguidas de N terão som nasal. A acentuação é utilizada da seguinte forma: o A é pronunciado com som aberto (agudo); o E é pronunciado com som aberto (agudo); o E é pronunciado com som fechado (grave); o O é pronunciado com som aberto (agudo); o O é pronunciado com som fechado (grave); o U é pronunciado com som aberto (agudo); o acento agudo é pronunciado em tom alto; o acento grave é pronunciado em tom baixo; a ausência de acentuação é pronunciada em tom médio; o til significa a repetição da vogal (ã = aa, õ = oo); o sublinhado sob uma vogal indica que seu som é aberto; o sublinhado sob a consoante S
Ọkò = carro, espada
Ọko = marido
Ọkó = enxada

Números
1 - Ení, Ókan
6 - Èfà
11 - Ókànlà
16 - Érìndinlógún

2 - Èjì
7 - Èje
12 - Éjìlà
17 - Étàdinlógún

3 - Èta
8 - Èjo
13 - Étàlà
18 - Éjìdinlógún

4 - Èrin
9 - Èsàn
14 - Érìnlà
19 - Ókàndinlógún

5 - Àrùn
10 - Èwà á
15 - Èdogún
20 - Ogún
 
Olowe de Ise.


Mulher Ioruba



Culto Ioruba




Nº4
Nº 6
Nº 8
Nº15
Nº26

Nenhum comentário:

Postar um comentário